sexta-feira, 16 de abril de 2010

Utilizando a Função Subtotais no Excel

Objetivo

Mostrar como é feito o cálculo de um subtotal de um conjunto de dados dentro de um tabela no excel

Introdução

O Excel pode calcular subtotais ou totais de conjuntos de dados de uma planilha. Por exemplo, em uma planilha com os dados de venda de três categorias diferentes de produto, você pode inicialmente classificar os produtos por categoria e,  apartir dai, calcular o subtotal de cada categoria. No nosso exemplo, vamos calcular apartir  de uma planilha  já povoada, ou seja, com os dados já cadastrado dentro da tabela, a quantidade de alunos por cidade.
Obs.: Antes de começar, é necessário ordenar a tabela por ordem alfabética, no nosso caso, o campo cidade (coluna) como mostra a figura abaixo:

Poderíamos, por exemplo, ter utilizado o campo (coluna) uf para saber quantos alunos por estado.

Então, vamos começar:
- Na barra de ferramentas, clique no menu Dados/Subtotais conforme mostra figura abaixo:

Aparecerá as seguinte caixa de dialogo:


Clique em OK.

Como nós optamos por consultar a quantidade de alunos por cidades, selecione as seguintes opções conforme figura abaixo:


Mantenha a opção: Resumir abaixo dos dados marcada, ou caso queira separar os subtotais por páginas, marque a opção: Quebra de página entre grupos.
Obs. Na opção Usar função: selecione Cont. Valores.
Após ter terminado de selecionar os filtros desejados, clique em OK. Será criado uma linha abaixo de cada subconjunto de cidade com os subtotais, conforme mostra a figura abaixo:



Espero que tenham gostado. Até a próxima.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Criando Mala Direta Com Word 97 PARTE I

Objetivo

Definir o que é mala direta, qual a sua finalidade e mostrar um exemplo prático.

Introdução

A utilização de mala direta é um recurso bastante eficaz, usado principalmente para a divulgação de produtos, serviços ou para fins informativos.
O grande diferencial da mala direta está no fato de que através de um único modelo de carta, o remetente consegue dirigir-se diretamente a cada pessoa, independentemente do número de destinatários ao qual a mesma será remetida.
O Word nos oferece um recurso que facilita bastante a execução de uma tarefa que antes demandava muito tempo.
Para fazermos uma mala direta, precisamos criar dois arquivos: o documento principal que contém o texto para ser enviado com todas as formatações desejadas, juntamente com os campos região que o Word cria para receber os dados a serem alterados e um arquivo de dados (conteúdo dos campos) que mudarão de cliente para cliente.
Vamos a um exemplo prático:

CRIAR UM DOCUMENTO PRINCIPAL

É este documento que contém o texto e outros itens que permanecem iguais em todas as cartas (ex.remetente e o próprio texto da carta).
Para criar um documento principal:
1. No menu "Ferramentas", escolha "Mala Direta".
Aparecerá a caixa de diálogo abaixo:




2. Em Documento Principal:
Escolha o botão "Criar",
dentre as opções escolha "Cartas Modelo
3. Na mensagem do Word escolha o botão "Janela Ativa".
4. Na caixa de diálogo "Auxiliar de Mala Direta", escolha o botão "Fechar"
Após executar os comandos acima, verifique que no documento principal será apresentada uma Barra de Ferramentas Mala Direta.

Digite o seguinte texto:
CENTRO UNIVERSITARIO DE FORMIGA – MG (UNIFOR-MG)
Av. Dr. Arnaldo de Senna 328 – Água Vermelha
Tel. 33291400
Formiga, 14 de abril de 2010.
Prezado(a) Sr(a)
Vimos por meio desta informar a data de vencimento de sua mensalidade nº , a qual vencerá no dia , devendo
ser paga na Agência 286 do Banco Nacional na Av. Paulista 2022.
Atenciosamente,

Marcos Antônio da Silva

Auxiliar Administrativo I – Departamento de Informática

CRIAR A ORIGEM DE DADOS


Origem de Dados é o documento que contém as informações variáveis em cada uma das cartas (por
exemplo: destinatário, seu nome e endereço).
Para criar a origem de dados:

1. Dê um clique simples no ícone                               (Auxiliar de Mala Direta):

2. Escolha no item 2 "Origem de Dados", botão "Obter Dados".
Escolha a opção "Criar Origem de Dados"
Após a seleção acima o Word abrirá uma caixa de diálogo "Criar Origem de Dados".



Da lista de "Nome de campo no Cabeçalho", só serão utilizados os seguintes: Nome, Endereço1, CEP, Cidade, Estado. Portanto, selecione e remova (através do botão "Remover nome de campo") todos os outros campos, um a um.
Além destes, serão inseridos os seguintes campos: Fatura, Data e Valor, os quais deverão ser digitados uma um na caixa de texto "Nome do Campo", e após cada inserção clique no botão "Adicionar nome de campo".
Cada "Nome do campo" deve iniciar-se com uma letra, os caracteres posteriores podem ser letras ou números, mas não são permitidos espaços.
Em seguida clique o botão O.K.
O Word exibirá a caixa de diálogo "Salvar Como".
Execute o salvamento como o de um documento qualquer. Após salvarmos, aparecerá um mensagem, onde será clicada a opção "Editar Origem de Dados".
Logo a seguir, o Word apresentará a caixa de diálogo "Formulário de Dados". Como mostra a figura abaixo:


Preencha os registros conforme solicitado.
Para inserir as informações de cada novo cliente clique no botão "Adicionar Novo".


Clicando na opção "Exibir origem", você poderá visualizar o documento de origem de dados dispostos em uma tabela. Com este documento aberto, clique sobre o ícone:

Aparecerá uma caixa de diálogo onde podemos alterar a estrutura desta tabela.
Para retornar ao documento principal da Mala Direta, é só clicar sobre o ícone:
 Documento Principal

INSERIR CAMPO NO DOCUMENTO PRINCIPAL


É a operação pela qual criamos um vínculo entre o Documento Principal e a Origem de Dados.
No documento principal, posicione o cursor no local onde deseja inserir a variável.
Clique no botão "Inserir Campo" na Barra de Ferramentas da Mala Direta.
 
Selecione a opção, automaticamente a variável será inserida no local desejado.

EXIBIR DADOS MESCLADOS


É o ícone que nos apresenta como ficarão as cartas.


1. Clique no ícone                             
(Exibir dados mesclados).
Para visualizar outros registros (cartas), utilize os botões do ícone abaixo.


DICA:

Para imprimir as cartas mescladas mantenha o ícone (Exibir dados mesclados) acionado.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Como Organizar Melhor Suas Pastas e Arquivos

Hoje em dia organizar bem os arquivos que você utiliza é fundamental para um bom rendimento nas atividades do dia-a-dia do seu computador. Com um sistema bem organizado encontramos rapidamente o que procuramos e não temos dificuldades em salvar arquivos nos lugares corretos. Esse pequeno tutorial lhe dá algumas dicas de como e onde organizar seus arquivos pessoais. Primeiro é preciso que você saiba que um diretório é uma pasta do seu seu computador que tem como objetivo organizar arquivos que possuem uma natureza semelhante (vídeos, músicas, por exemplo), e depois que um subdiretório é um diretório (pasta) que existe dentro de um outro diretório (subpasta). Muito bem, vamos às dicas:

01 - Um bom diretório raiz é fundamental. Antes de fazer qualquer coisa no seu computador é preciso que você tenha uma identidade forte dentro do sistema de arquivos, por isso escolha um nome de forte lembrança e fácil digitação, e use-o para criar um diretório principal que vai organizar todos os seus outros diretórios e arquivos pessoais. Esse diretório é chamado diretório raiz e tudo que você têm vai dentro dele. Você pode criá-lo em qualquer lugar do sistema, mas um lugar bom para criá-lo é por exemplo a pasta Meus Documentos do Windows. Aqui no meu computador, o diretório raiz se chama Marcos. Para criar um diretório no Windows clique com o botão direito no lugar onde você estiver, depois vá no menu Novo, e depois no ítem Pasta. Vamos lá, crie seu diretório raiz e passe para o próximo passao.

02 - Crie subdiretórios para seus arquivos. Você deve criar subdiretórios de grande importância dentro do diretório raiz. Dependendo do tipo de informação que você organiza os nomes para os subdiretórios devem ser diferentes. Digamos que você é como eu e possui muitas músicas, têm alguns vídeos e trabalha muito criando documentos do Word para universidade ou trabalho. Então, para você é interessante subdiretórios dentro da raiz que possam armazenar esses arquivos coerentemente. Músicas, Vídeos e Documentos do Word seriam os nomes ideais para você criar subdiretórios dentro da raiz a fim de organizar seus arquivos. Crie os diretórios pessoais dentro da raiz de acordo com suas necessidades e passe para o próximo passo.

03 - Na hora de salvar arquivos, faça-os nos subdiretórios corretos criados no passo anterior. Quando for o momento de escolher nomes para os arquivos você deve prestar uma atenção especial. Use sempre nomes detalhados que remetam ao verdadeiro significado do arquivo. Você possui muitos arquivos e é bom ter nomes específicos para cada um deles. Por exemplo, o nome "Esboço de planos para reunião 04.maio do partido.doc" é um nome muito mais interessante do que simplesmente planos.doc. Seguir essa dica é uma atitude que ajuda muito quando você for usar os seus arquivos no futuro.

Lembrem-se de nunca salvar seus arquivos fora do diretório raiz. Fora do diretório raiz existem arquivos de outros usuários e de programas do sistema, é fundamental deixá-los isolados para trabalharem corretamente. Então, resumindo: Não economize tempo na hora de criar subdiretórios para organizar seus arquivos, muito menos na hora de nomear esses arquivo e salvá-los no lugar correto. Fazendo isso você terá um sistema com mais harmonia. Espero que tenham gostado dessas dicas e até a próxima!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ecofont: Uma impressão econômica

Ecofont: Uma impressão econômica

Grandes empresas estão sempre pensando na preservação do meio ambiente e na otimização de recursos. E pensando nisso, a Spranq – uma agência de comunicação holandesa – criou uma fonte ecologicamente correta, baseada na ideia de Colin Willems, chamada Ecofont®.

A Ecofont® foi criada com base na fonte Vera sans. A ideia básica foi a criação de uma fonte que tem espaços em branco, como furos, dentro dela. Isso permite uma economia de tinta da impressora muito superior às impressões com fontes normais. A economia é de cerca de 20%.

A Ecofont® funciona bem nos tamanhos 9 e 10. A qualidade da impressão depende também da qualidade da impressora e do software.

O ambientalismo é um assunto muito importante e devemos pensar em todas as maneiras de proteger o lugar onde vivemos. Por isso, sempre existem profissionais pensando em maneiras práticas para garantir o nosso futuro.

Download

Para download acesse o link abaixo:

http://www.ecofont.com/assets/files/ecofont_vera_sans_regular.zip

Instalação

Após download, descompactar o arquivo ecofont_vera_sans_regular.zip. Depois basta copiar e salvar o arquivo descompactado ecofont_vera_sans_regular para pasta de fontes do seu computador (C:\WINDOWS\Fonts).

Como foi baseada na Vera Sans, fonte Open Source (possui código aberto), ela pode ser usada gratuitamente por qualquer pessoa.

Obs.: Caso o aplicativo (Word, Excel etc.) esteja aberto será necessário fechar o mesmo e abri-lo novamente. Antes de imprimir, defina o texto com a fonte nova instalada.

Convertendo Arquivos PDF em .DOC

Pessoal, como todos nós podemos ver, hoje em dia a maioria dos arquivos por medida de segurança e

para evitar perda na formatação formatação dos arquivos, os arquivos estão sendo salvos no formato

pdf. Como este formato não permiti-nos sua alteração diretamente, é necessário a conversão dos

mesmos para o formato .doc, .opt etc. Segue abaixo link de sites que permite de forma gratuíta a

conversão de arquivos pdf em .DOC e RTF.

- http://www.convertpdftoword.net/

ou

- http://www.pdftoword.com/Default.aspx

Utilizando esta tecnologia de conversão de PDF-to-Word, você pode rapidamente e facilmente criar

arquivos editáveis DOC / RTF, tornando fácil a reutilização de conteúdo em PDF aplicativos como o

Microsoft Word, Excel, OpenOffice e WordPerfect.
Best of all, it's entirely free! Melhor de tudo, é inteiramente grátis!

Você poderá também fazer o download do programa pdf2wordsetup no link abaixo:

- http://www.hellopdf.com/