terça-feira, 13 de abril de 2010

Como Organizar Melhor Suas Pastas e Arquivos

Hoje em dia organizar bem os arquivos que você utiliza é fundamental para um bom rendimento nas atividades do dia-a-dia do seu computador. Com um sistema bem organizado encontramos rapidamente o que procuramos e não temos dificuldades em salvar arquivos nos lugares corretos. Esse pequeno tutorial lhe dá algumas dicas de como e onde organizar seus arquivos pessoais. Primeiro é preciso que você saiba que um diretório é uma pasta do seu seu computador que tem como objetivo organizar arquivos que possuem uma natureza semelhante (vídeos, músicas, por exemplo), e depois que um subdiretório é um diretório (pasta) que existe dentro de um outro diretório (subpasta). Muito bem, vamos às dicas:

01 - Um bom diretório raiz é fundamental. Antes de fazer qualquer coisa no seu computador é preciso que você tenha uma identidade forte dentro do sistema de arquivos, por isso escolha um nome de forte lembrança e fácil digitação, e use-o para criar um diretório principal que vai organizar todos os seus outros diretórios e arquivos pessoais. Esse diretório é chamado diretório raiz e tudo que você têm vai dentro dele. Você pode criá-lo em qualquer lugar do sistema, mas um lugar bom para criá-lo é por exemplo a pasta Meus Documentos do Windows. Aqui no meu computador, o diretório raiz se chama Marcos. Para criar um diretório no Windows clique com o botão direito no lugar onde você estiver, depois vá no menu Novo, e depois no ítem Pasta. Vamos lá, crie seu diretório raiz e passe para o próximo passao.

02 - Crie subdiretórios para seus arquivos. Você deve criar subdiretórios de grande importância dentro do diretório raiz. Dependendo do tipo de informação que você organiza os nomes para os subdiretórios devem ser diferentes. Digamos que você é como eu e possui muitas músicas, têm alguns vídeos e trabalha muito criando documentos do Word para universidade ou trabalho. Então, para você é interessante subdiretórios dentro da raiz que possam armazenar esses arquivos coerentemente. Músicas, Vídeos e Documentos do Word seriam os nomes ideais para você criar subdiretórios dentro da raiz a fim de organizar seus arquivos. Crie os diretórios pessoais dentro da raiz de acordo com suas necessidades e passe para o próximo passo.

03 - Na hora de salvar arquivos, faça-os nos subdiretórios corretos criados no passo anterior. Quando for o momento de escolher nomes para os arquivos você deve prestar uma atenção especial. Use sempre nomes detalhados que remetam ao verdadeiro significado do arquivo. Você possui muitos arquivos e é bom ter nomes específicos para cada um deles. Por exemplo, o nome "Esboço de planos para reunião 04.maio do partido.doc" é um nome muito mais interessante do que simplesmente planos.doc. Seguir essa dica é uma atitude que ajuda muito quando você for usar os seus arquivos no futuro.

Lembrem-se de nunca salvar seus arquivos fora do diretório raiz. Fora do diretório raiz existem arquivos de outros usuários e de programas do sistema, é fundamental deixá-los isolados para trabalharem corretamente. Então, resumindo: Não economize tempo na hora de criar subdiretórios para organizar seus arquivos, muito menos na hora de nomear esses arquivo e salvá-los no lugar correto. Fazendo isso você terá um sistema com mais harmonia. Espero que tenham gostado dessas dicas e até a próxima!

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