sexta-feira, 29 de abril de 2011

Inserindo numeração de páginas no Word 97 somente nas páginas desejadas.

Recebi aqui um pedido de ajuda para numerarmos páginas do Word a partir de uma determinada página. Exemplo: O documento tem 10 páginas e queremos numera-ló da página 5 em diante.
Então vamos lá...

1º Precisamos quebrar a seção, para dividimos o documento em partes, para isso vamos no menu:
INSERIR / QUEBRA / TIPOS DE QUEBRA / PRÓXIMA PÁGINA.
Com isso você vai perceber que quando clicar na parte de cima do documento na barra de Status (barra inferior do Word) será mostrada Seção 1 e quando clicar na página que fez essa quebra será mostrada Seção 2.

2º Agora vamos numerar. Para isso vamos clicar no Menu EXIBIR / CABEÇALHO E RODAPÉ.
Lá tem um botão chamado VINCULAR COM ANTERIOR (ele estará marcado, desmarque ele), após isso é só clicar em numerar página.
Você vai perceber que colocou numeração somente na seção em que você estava e a numeração não vai aparecer na seção anterior, porém o Word considera elas na contagem.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Inserindo numeração de páginas no Word somente nas páginas desejadas.

Introdução

Um recurso muito interessante do Microsoft Word é a possibilidade de inserir numeração automática nas páginas do arquivo. Para isso, basta ir em Inserir / Número de páginas e executar a configuração desejada. No entanto, com este recurso, a numeração sempre será feita em todas as páginas do documento. Em alguns casos, pode ser que você queira que a numeração apareça em determinadas páginas e em outras não. Por exemplo, suponha que você criou um documento dividido em capítulos. A capa e a sobrecapa do documento e a primeira página de cada capítulo não devem ser numeradas. É perfeitamente possível fazer isso no Word. O objetivo deste artigo é explicar como realizar tal ação.
Note, no entanto, que este tutorial é válido apenas para o Word 2003 e anteriores. Para o Word 2007 acesse esta página.

Quebra de seção

Existe um recurso no Word chamado quebra de seção. Ele faz com que seja possível dividir o documento em partes, tal como se existisse mais de um arquivo dentro do mesmo documento. É através da quebra de seção que é possível colocar numeração em determinadas páginas e em outras não. E não é só numeração. Você pode colocar rodapé ou cabeçalhos diferentes no mesmo documento.
Para este tutorial, abra qualquer arquivo do Word existente em seu computador (ser for um arquivo importante, faça uma cópia e a utilize) ou crie um (por exemplo, infowester.doc) e insira textos em algumas páginas. Clique no final de qualquer página, após o último caractere. Em seguida, vá no menu Inserir / Quebra e em Tipos de quebra de seção escolha Próxima página. Para ver a quebra, é necessário ir em Exibir e escolher Normal. Para ver a quebra na visualização Layout de Impressão clique no ícone Mostrar/Ocultar, que mostra os espaços entre caracteres, parágrafos e as quebras (ver imagem abaixo).

Agora, clique na página após a quebra e vá em Exibir / Cabeçalho e Rodapé. Tanto o campo do cabeçalho quanto o do rodapé poderão ser alternados clicando no botão Alternar entre cabeçalho e rodapé (ver imagem abaixo). Na caixa que aparecer, seja no cabeçalho, seja no rodapé, desmarque o botão Mesmo que a seção anterior (ver imagem abaixo), pois ele copia ou sequencia o que estiver no cabeçalho/rodapé anterior. Em nosso exemplo, vamos colocar numeração no cabeçalho. Clique agora no botão Inserir número da página e, depois, em Formatar números de página para alternar o número de início ou a formatação do número. Por fim, clique em Fechar. Repare agora que na seção anterior as páginas não receberam numeração. Assim, se por exemplo, você criar um documento com capa e sobrecapa onde estas não devem receber numeração, crie uma seção a partir da terceira página e realize estes procedimentos. Lembrando: este recurso funciona também em textos de cabeçalho ou rodapé.

Agora, vamos supor que você tem um arquivo com todas as páginas já numeradas, mas algumas não devem ter número (por exemplo, a primeira página de um capítulo). Para cada página sem numeração, você deve criar um quebra de seção no final da página anterior e uma quebra de seção no começo da página posterior. Por exemplo, num determinado documento com 10 páginas, a página 4 não deve ser numerada. Clique após o último caractere da página 3 e insira uma quebra. Em seguida, clique antes do primeiro caractere da página 5 e novamente insira uma quebra. A página 4 ficou isolada e o documento dividido em 3 seções (primeira seção: páginas de 1 a 3; segunda seção: página 4; terceira seção: páginas de 5 a 10). Clique na página que deve ficar sem numeração e vá em Exibir / Cabeçalho e Rodapé. Selecione o local onde o número está (se no cabeçalho ou no rodapé) e desmarque a opção Mesmo que a seção anterior. Vá à seção seguinte e faça o mesmo. Agora volte à página em questão, vá onde está o número da página e o apague. Repare agora que a numeração não existe mais nesta página, mas continua existindo nas páginas anteriores e posteriores. Como pode ser vista na visualização (menu Arquivo / Visualizar Impressão) do arquivo no Word da imagem abaixo, a página 4 não possui numeração.


Finalizando

Como você deve ter notado, a inserção personalizada de números de páginas no Word dá um pouco de trabalho, mas não se trata de um procedimento complicado. O principal macete é dominar os recursos de quebra de seção. Assim, você conseguirá fazer numerações ou cabeçalhos/rodapés mais sofisticados. E se algo der errado e a numeração virar uma verdadeira bagunça, pare tudo, descanse e comece novamente. Certamente você aprenderá com os erros e logo não mais os cometerá.
Mas existe mais uma dica importante na hora de inserir numeração em apenas algumas páginas do Word: vá em Arquivo / Configurar página. Escolha a guia Layout. Em seguida, vá em Aplicar: e escolha No documento inteiro. Vá agora ao lado esquerdo da caixa e em Início da seção: escolha a opção Nova página. Seguindo estes passos, a configuração de numeração que você montar em seu arquivo seguirá uma sequência correta e ajuda a evitar erros comuns nestes casos, como de duas páginas com o mesmo número. Essa configuração é vista na figura abaixo.


Este artigo foi escrito baseado no Office 2000, mas é funcional nas versões Office XP e Office 2003, podendo haver algumas pequenas diferenças. Um tutorial para a versão 2007 está disponível aqui

Inserindo numeração no Word 2007 apenas nas páginas desejadas

Introdução

Criar um documento no Microsoft Word e inserir numeração automática nas páginas geradas logo em seguida é um procedimento simples e rápido. Todavia, há situações onde, no mesmo documento, algumas páginas precisam ser numeradas e outras não. Há também ocasiões onde determinados trechos do arquivo devem seguir sequências de numeração distintas. Monografias, trabalhos de conclusão de curso, documentos corporativos elaborados com base em determinadas normas são exemplos de situações onde a numeração de páginas deve seguir um esquema diferente do comum. Por conta disso, o Blog Tecnologia Dia-a-Dia apresenta a seguir um tutorial que mostra como numerar apenas determinadas páginas de um documento no Microsoft Word 2007. Se você utilizar a versão 2003 ou anterior do programa, clique aqui.

Inserindo numeração de páginas no Word 2007

Ok, você acabou de criar um documento no Word 2007 e agora precisa numerar as páginas. Fazer isso é muito fácil. Com o documento aberto, vá à aba Inserir e procure pelo botão Número de Página. Ao clicar nele, você verá opções para colocar a numeração no início de cada página (cabeçalho), no final (rodapé), nas laterais, enfim. Note que cada uma dessas opções abre um menu que permite definir em que posição a numeração ficará: à esquerda, à direita, ao centro, entre outras.






Depois de escolher o posicionamento desejado, ainda no botão Número de Página, você pode clicar na opção Formatar Números de Página para mudar o estilo dos algarismos, iniciar a numeração em um ponto diferente (por exemplo, começar a numerar a partir do número 10), entre outros:





Se por algum motivo você quiser remover a numeração, basta clicar em Remover Números de Página, também dentro do botão Número de Página.

Inserindo numeração apenas em algumas páginas

Os procedimentos explicados no tópico anterior são suficientes para numerar páginas no Word 2007, mas afetam o documento todo. Caso você necessite inserir numeração somente em um grupo de páginas, mas não em outro, terá que utilizar um recurso chamado quebra de seção. Essa funcionalidade "divide" o documento em quantas partes você quiser, mas mantém cada uma delas dentro do mesmo arquivo. Assim, você deve criar uma seção para cada parte que precisa ser ou não numerada.
Para facilitar a compreensão, vamos basear este tutorial em um arquivo do Word 2007 com 42 páginas. Nele:
- a primeira página não deve ser numerada;
- as páginas de 2 a 4 devem ser numeradas em algarismos romanos, começando em I;
- as demais páginas, exceto as duas últimas, devem ser numeradas normalmente começando em 1;
- as duas últimas páginas não devem ser numeradas.
A primeira coisa que devemos fazer para numerar o documento nesse esquema é "enxergar" as quebras de seção. Para isso, vá à aba Início e clique no botão Mostra Tudo. Essa opção exibe símbolos que mostram espaços entre as páginas, parágrafos, quebras, entre outros. Note que são apenas recursos visuais, portanto, não estarão presentes na visualização normal ou na impressão do arquivo:




O próximo passo é inserir as quebras de seção (note que é quebra de seção, não de página - esta última simplesmente faz o conteúdo "pular" para a página seguinte após a inserção da quebra). Para atender ao nosso exemplo, teremos que fazer quatro seções: uma para a primeira página; uma para as páginas de 2 a 4; uma para as páginas de 5 a 40; e mais uma para as duas últimas páginas. Para criar as seções, é necessário inserir quebras sempre depois da última linha da página que receberá a divisão.
Em nosso exemplo, a primeira seção corresponde apenas à primeira página, logo devemos inserir uma quebra de seção ao final desta. Para isso, posicione o cursor no final da última linha da referida página, vá à aba Layout de Página, clique no botão Quebras e, em Quebras de Seção, Selecione a opção Próxima Página:




Observe que uma linha chamada "Quebra de seção (próxima página)" surgiu. Você não veria essa linha se não tivesse acionado o botão Mostrar Tudo. Note também que, depois da quebra de seção, todo o conteúdo que vem depois aparece somente na página seguinte.




Para criar as demais quebras de seção, o procedimento é o mesmo. Em nosso exemplo, basta inserir as quebras no final das páginas 4 e 40.
Feito isso, vamos começar a numeração. Mas antes, é recomendável executar mais um procedimento para evitar possíveis transtornos: a numeração é sempre inserida no cabeçalho (topo) ou no rodapé (final) das páginas (você é quem escolhe). Você terá um cabeçalho/rodapé único para cada seção, no entanto, por padrão, o Word 2007 faz com que cada cabeçalho/rodapé seja vinculado ao anterior. Assim, se você tiver um documento com duas seções, a numeração da segunda seção será uma continuidade da numeração da primeira, pois há um vínculo entre ambas. Por esse motivo, é conveniente remover esses vínculos.
Fazer isso é fácil: depois de inserir as quebras em seu arquivo, dê dois cliques com o botão esquerdo do mouse no topo (caso tenha optado por inserir a numeração no cabeçalho) ou no final (se optou pela numeração no rodapé) de qualquer página de cada seção, ou seja, você precisa executar esse procedimento uma vez para cada seção que tiver. Surgirá uma aba chamada Design. Nela, desmarque o botão Vincular ao Anterior:


Agora estamos prontos para inserir a numeração. Em nosso arquivo, a primeira página não deve ser numerada, então vamos esquecê-la. As páginas de 2 a 4 devem ser numeradas com algarismos romanos. Para isso, vá em qualquer página dessa seção e, depois, vá à aba Inserir. Clique no botão Número de Página e escolha a posição de numeração. Para o nosso exemplo, vamos escolher o canto inferior direito (Número de Página / Fim da Página):

Repare que somente as páginas 2, 3 e 4 foram numeradas. Se você não tivesse removido os vínculos do cabeçalho/rodapé no passo anterior, a numeração poderia ocorrer em todas as páginas, mesmo com as quebras de seção já inseridas. Agora é necessário formatar a numeração dessas páginas para algarismos romanos, começando em I. Para isso, no botão Número de Páginas, selecionamos a opção Formatar Números de Página. Na janela que surgir, devemos selecionar o item I, II, III, ... no campo Formato do Número. Por sua vez, no campo Iniciar Em devemos escolher I. Pronto!



Agora devemos numerar a seção seguinte. Os passos são os mesmos: vá em qualquer página dessa seção, depois vá em Inserir, clique no botão Número de Página e escolha a posição de numeração (novamente vamos optar pelo canto inferior direito, mas em seus arquivos escolha a posição que melhor lhe convir). Em seguida, basta ir à janela Formatar Números de Página para fazer a numeração começar em 1.
Note que a seção seguinte, que contém as duas últimas páginas, não deve ser numerada, então nosso trabalho neste exemplo terminou. Com isso, temos um único documento no Word 2007 que não tem numeração na primeira, mas que conta com números romanos nas páginas de 2 a 4, numeração "normal" nas páginas seguintes e nenhuma numeração nas duas últimas páginas.

Finalizando

Como você deve ter percebido, inserir numeração apenas em determinadas páginas de um arquivo no Word 2007 não é nenhum "bicho de sete cabeças". Em resumo, o procedimento consiste em criar seções para cada conjunto de páginas que deve ou não receber numeração e, após isso, remover o vínculo que une o cabeçalho ou o rodapé de cada parte. Você deve ter percebido que, com esse esquema, é possível inclusive fazer formatações exclusivas para cada seção (mudando o formato das páginas, por exemplo).
Antes de executar os procedimentos mostrados nesta página, é recomendável fazer uma cópia de seus arquivos para recuperar seu trabalho caso algum passo seja executado erroneamente. E caso você tenha inserido uma quebra de seção em um local errado ou queira apenas removê-la, basta posicionar o cursor antes da quebra e apertar o botão Delete em seu teclado. Lembre-se que você deve manter o botão Mostrar Tudo do Word ativado para visualizar a quebra.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Deixe seu computador mais rápido limpando a memória RAM

Nível: Básico
Aplicativo necessário: Memory Improve Master

A memória Ram é um dos mais importantes componentes do computador. Ela é responsável por armazenar informações de programas que estão sendo executados pelo usuário, mas o computador fica cada vez mais lento na medida em que a memória RAM vai sendo preenchida pelos processos.
Para não obrigar o usuário a reiniciar o sistema operacional existem programas de "limpeza" da memória RAM, liberando espaço para outras atividades. Pensando nisso, o TechTudo preparou um guia de uso do Memory Improve Master. Acompanhe no passo a passo:

Passo 1. Faça o download do programa no Baixatudo;

Passo 2. Instale e abra o Memory Improve Master;



Passo 3. O programa é organizado em um esquema de abas, a primeira delas (Information Overview), exibe um gráfico com o desempenho da memória. Na parte inferior do programa você pode observar a quantidade de RAM que está sendo usada e o estado do processador. No campo abaixo, o programa resume as informações com os dizeres “great, good, medium ou bad” (ótimo, bom, médio ou ruim). Você pode liberar memória clicando em “Free” (liberar) ou em “Compress” (comprimir);

Passo 4. A segunda aba, “Memory Optimization”, oferece opções mais avançadas. Você pode começar uma limpeza clicando em “Fast Free” ou “Deep Compress”;


Passo 5. No campo abaixo você pode programar o Memory Improve Master para executar o trabalho automaticamente. Para isso, selecione a opção “Auto Free Memory” (liberar memória automaticamente) e defina o intervalo do processo na barra de rolagem abaixo;

Passo 6. Em “Rules” (regras), você pode definir o trabalho do programa. "White List" (Lista Branca) limpa processos que não possuem limite de memória; "Black List" (Lista Negra) faz com que os processos mais pesados parem de ocupar memória indevida;“Smart List” (Lista Inteligente), analisa os softwares mais usados pelo usuário, otimizando o uso deles; e “Idle List” (Lista de Inativos) varre os processos inativos que estão ocupando algum espaço no PC. Você pode editar essas listas no botão "Edit";


 

Passo 7. No menu direito, "Auto Compress Memory”, há a opção de comprimir a RAM, deixando sempre um espaço definido para rodar as aplicações. Na primeira barra de rolagem, você define o intervalo de execução desse processo. Em “compress a available memory being under” você define a partir de que valor deve-se iniciar a compressão; e em “then try to reclaim” configura-se o mínimo de memória que o programa deve liberar;

Passo 8. A aba “System Tuneup” é desenvolvida para usuários avançados. Nela é possível configurar os efeitos de vídeo do Windows, aperfeiçoar a velocidade da memória, do limite de cache e desativar da RAM DLL´s inativas. Não faça alterações se você não tiver conhecimento sobre o impacto dessas ações em seu computador;

 
Passo 9. Na aba ao lado, “Process Management”, é possível ter acesso as mesmas opções do seu gerenciador de tarefas do Windows, mas com uma opção a mais: a de liberar memória sem fechar o programa desejado;





Programa oferece um gerenciador de tarefas com opções extras (Foto: Reprodução/Fox Xavier)


Passo 10. Em “Configurations Settings” você pode configurar Memory Improve Master para iniciar junto com o Windows, selecionando a opção “Autorun on Windows startup”. Em “Show notifications in System tray”, você ativa as notificações do programa na barra inferior. Nas últimas opções você determina o tempo de atualização dos gráficos exibidos em “Information Overview”.
Pronto! Agora você já tem um programa que vai te ajudar na hora de rodar aplicações mais pesadas e evitar que seu computador trave sempre.


 Referencia: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2011/04/deixe-seu-computador-mais-rapido-limpando-memoria-ram.html