quinta-feira, 7 de abril de 2011

O Problema das senhas

O Problema das senhas


A revista Businessweek publicou, no dia 27 de janeiro de 2011, um artigo mostrando a vulnerabilidade das senhas que usamos em nosso dia a dia. Segundo o artigo, as senhas mais usadas são: 123456, password, 12345678, qwerty, abc123.
A tabela abaixo representa o tempo necessário para quebrar uma senha, levando em conta seu tamanho e a regra de formação:
Tamanho da senha Minúsculas Maíusculas Nºs e Símbolos
6 caracteres 10 minutos 10 horas 18 dias
7 caracteres 4 horas 23 dias 4 anos
8 caracteres 4 dias 3 anos 463 anos
9 caracteres 4 meses 178 anos 44.530 anos
O gasto médio das empresas para tratar de problemas relativos a troca de senha é de U$ 10,00. 30% dos chamados feitos a serviços de helpdesk são relativos a senhas. 50% dos usuários escolhem senhas baseadas em palavras comuns ou combinações simples de caracteres.
Alguns artigos relacionado também publicados no Dicas-L tratando da questão das senhas:

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Gerenciador de Download - Free Download Manager

       Para você que está cansado de começar um download e no meio do processo sua internet cair obrigando você a iniciar novamente o download do zero . Este tutorial ajudará você a não mais ter que fazer isto, e também ter um melhor controle e gerenciamento dos seus arquivos baixados.

Introdução: Com o desenvolvimento dos gerenciadores de downloads, a possibilidade de pausar um download e retomá-lo mais tarde é uma necessidade para usuários de linha discada. Porém, como a conexão banda larga é cada vez mais acessível e os gerenciadores de download tornaram-se ainda mais completos, é interessante possuir um utilitário que entregue maior controle sobre os downloads. Neste tutorial, vamos conhecer um gerenciador de downloads totalmente gratuito, o Free Download Manager.
01. No site do Free Download Manager (http://www.freedownloadmanager.org/), você poderá acessar várias informações sobre o software, assim como baixá-lo. O Free Download Manager (FDM) é totalmente gratuito, tem 1.4 MB de download aproximadamente e pode ser traduzido para o português brasileiro, embora você tenha que fazer o download do pacote de linguagem separadamente). Clique aqui para fazer o download do programa.
02. Após a instalação, bem rápida por sinal, você deve descompactar o arquivo do idioma português brasileiro para a pasta correspondente. Por padrão, esta pasta é (C:\Arquivos de programas\Free Download Manager\Language). Aproveite para excluir o arquivo do idioma inglês desta pasta, para que o nosso idioma torne-se padrão do FDM.
03. Após reiniciar o FDM (ele é iniciado após a instalação, mas em inglês), perceba que ele será representado na área de Trabalho pelo ícone localizado na bandeja do sistema e pela caixa de captação de downloads. Basta arrastar algum link de qualquer página da Internet para esta caixa e o arquivo correspondente será baixado. De um duplo clique no ícone da bandeja do sistema para abrir a janela principal do FDM será aberta.


04. A janela principal do FDM é extremamente simples - e a tradução para nosso português influi muito nesta simplicidade. Utilizando guias para não misturar suas diferentes funções - todas relacionadas com o download de arquivos. Sua configuração pode ser acessada a partir do Menu Opções > Opções de Descarga.



05a. Guia Nova Descarga: Nesta guia, você poderá definir um grupo padrão que classificará todos os novos downloads (Determinar automaticamente o grupo de descarga), a pasta padrão de downloads para todos os downloads do respectivo grupo (Salvar descarga na pasta apropriada do grupo) e se os downloads serão iniciados automaticamente (Iniciar descarga automaticamente)
 


05b. Guia Rede: Esta guia permite configurar o número máximo simultâneo de servidores que poderão ser usados em um download (Número máximo de conexões), número máximo de conexões para um único servidor (Número máximo de conexões por servidor) e o número máximo de downloads que podem ser realizados ao mesmo tempo (Número máximo de descargas)



05c. Guia Monitorando: Aqui, você define quais áreas do Windows serão monitoradas pelo FDM, compatível com a Área de Transparência (links copiados são captados pelo FDM), com o Internet Explorer, Opera, Netscape e Firefox. Você também pode colocar o FDM no menu de contexto do Internet Explorer (Adicionar o FDM ao menu contextual do Internet Explorer).



06. Quando realizar um novo download, a janela abaixo será aberta. Você deverá configurar em qual grupo será classificado o download, para uma melhor organização (Grupo), além de decidir em qual pasta o download será salvo (Salvar na pasta). Você também pode decidir se o download será iniciado automaticamente ou agendado.



07. A janela principal do FDM mostra informações sobre o download em andamento, e permite realizar as funções conhecidas em todos os gerenciadores, como pausa e retomada dos downloads.






Caso não consigam fazer o download na URL informada. Sugiro que o mesmo seja feito diretamente no site: http://www.freedownloadmanager.org/ 

Vídeos relacionados




   

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Download de vídeos do youtube com o software youtube-dl - No Linux

Os softwares que fazem download do youtube aparecem e desaparecem com uma velocidade assustadora. O youtube parece que está sempre mudando os seus parâmetros justamente para tornar obsoletos estes aplicativos.
Por muito tempo eu usei o software youtube-dl. Em meu sistema o youtube-dl não funciona mais. Peguei então a versão mais recente publicada no site e funcionou perfeitamente.
Seu uso é muito simples. Eu geralmente uso da seguinte forma: 

youtube-dl -t http://www.youtube.com/watch?v=SEBLt6Kd9EY&feature=feedlik
  [1] 11196
  troni:[/home/queiroz][youtube] Setting language
  [youtube] SEBLt6Kd9EY: Downloading video webpage
  [youtube] SEBLt6Kd9EY: Downloading video info webpage
  [youtube] SEBLt6Kd9EY: Extracting video information
  [download] Destination: Ducks_blown_off_their_feet_by_the_wind-SEBLt6Kd9EY.flv
  [download] 100.0% of 3.03M at  817.84k/s ETA 00:00
Eu uso apenas a diretiva -t para que o vídeo seja salvo usando o título como nome, para evitar aqueles arquivos com nomes estranhos e também para eu saber mais tarde do que se trata. Existem diversas outras opções, para conhecê-las basta invocar o comando com a diretiva --help
 youtube-dl --help
 
  Usage: youtube-dl [options] url...
 
  Options:
    -h, --help            print this help text and exit
    -v, --version         print program version and exit
    -U, --update          update this program to latest stable version
    -i, --ignore-errors   continue on download errors
    -r LIMIT, --rate-limit=LIMIT
                          download rate limit (e.g. 50k or 44.6m)
    -R RETRIES, --retries=RETRIES
                          number of retries (default is 10)
    --playlist-start=NUMBER
                          playlist video to start at (default is 1)
    --playlist-end=NUMBER
                          playlist video to end at (default is last)
    --dump-user-agent     display the current browser identification
 
    Authentication Options:
      -u USERNAME, --username=USERNAME
                          account username
      -p PASSWORD, --password=PASSWORD
                          account password
      -n, --netrc         use .netrc authentication data
 
    Video Format Options:
      -f FORMAT, --format=FORMAT
                          video format code
      --all-formats       download all available video formats
      --max-quality=FORMAT
                          highest quality format to download
 
    Verbosity / Simulation Options:
      -q, --quiet         activates quiet mode
      -s, --simulate      do not download video
      -g, --get-url       simulate, quiet but print URL
      -e, --get-title     simulate, quiet but print title
      --get-thumbnail     simulate, quiet but print thumbnail URL
      --get-description   simulate, quiet but print video description
      --get-filename      simulate, quiet but print output filename
      --no-progress       do not print progress bar
      --console-title     display progress in console titlebar
 
    Filesystem Options:
      -t, --title         use title in file name
      -l, --literal       use literal title in file name
      -A, --auto-number   number downloaded files starting from 00000
      -o TEMPLATE, --output=TEMPLATE
                          output filename template
      -a FILE, --batch-file=FILE
                          file containing URLs to download ('-' for stdin)
      -w, --no-overwrites
                          do not overwrite files
      -c, --continue      resume partially downloaded files
      --cookies=FILE      file to dump cookie jar to
      --no-part           do not use .part files
      --no-mtime          do not use the Last-modified header to set the file
                          modification time
Fonte: Dicas-L
Data de Publicação: 10 de fevereiro de 2011

Como recuperar arquivos do Pendrive

Se o seu pen drive estiver cheio de arquivos importantes e de repente ele pifar, não se desespere. Você não perdeu o seu pen drive. Em alguns casos, isso significa apenas que o sistema de arquivos foi corrompido, impossibilitando o computador de reconhecer o dispositivo. (Calma. Ainda não se desespere.)
O lado bom da história é que é possível reparar esses danos com uma formatação pelo Explorer ou gerenciador de discos, mas, obviamente, neste caso, você perderá todos os seus arquivos de uma vez.
No entanto, ainda há uma maneira de você tentar recuperar seus arquivos antes disso. Uma boa dica é fazer o download de programas como o Easy File Undelete ou o Recuva gratuitamente. Neste tutorial, tomaremos como exemplo o Recuva para mostrar como funciona a recuperação de arquivos perdidos do seu pen drive. Veja abaixo:

Passo 1: Insira o pen drive danificado na entrada USB do computador.
Passo 2: Ao abrir o programa, selecione a letra correspondente ao local onde está seu pen drive e clique em "Verificar". O sistema vai analisar quais são os arquivos perdidos e quais as condições para sua recuperação.
Passo 3: Depois de feita essa análise, o Recuva exibirá um relatório dos arquivos, os quais poderão ser filtrados antes de prosseguir a recuperação utilizando o botão "Opções", que aparece na janela. Mas se você não tem certeza de quais arquivos quer recuperar e prefere obter todos de volta, selecione-os e clique em "Recuperar".
Passo 4: Muita atenção nesta etapa. Para evitar mais problemas com seus dados, salve os arquivos em outra partição do arquivo antes de confirmar a recuperação. Dica: crie uma nova pasta no seu pen drive ou, se suspeita que o dispositivo está falhando, envie os arquivos para o seu computador e depois repasse-os para um novo pen drive.
Passo 5: Agora é hora de conferir se a recuperação foi bem sucedida. O relatório do Recuva indicará se foi encontrado algum problema no processo ou se conseguiu recuperar os arquivos completamente, mas fique ciente de que sempre é possível ocorrer danos. Verifique atentamente cada documento.
Há também a opção pelo programa de fazer o contrário: Eliminar de vez os arquivos que você não quer mais manter no seu pen drive. Para fazer isso, basta clicar no arquivo desejado com o botão direito. Ao aparecer a janela de opções, selecione "Remoção Segura Marcada". Isso fará com que os dados do arquivo sejam sobreescritos de forma que nenhum sistema será capaz de recuperá-lo novamente.
Se você precisa recuperar arquivos deletados, os passos são basicamente os mesmos. A diferença é que você deve escolher o pen drive no lugar do HD quando o programa perguntar em qual disco você quer procurar por arquivos deletados. Se não obter sucesso com nenhum programa de recuperação de arquivos, procure a ajuda de um técnico.