sábado, 15 de maio de 2010

Como usar o Vdownloader

Objetivo
Mostrar como baixar vídeos da internet. Ex.: youtube
Introdução
Nos últimos anos, tem se proliferado na internet sites de transmissão de vídeos. Episódios de seriados, desenhos animados, trechos de filmes, videoclipes e as mais estranhas bizarrices que você possa imaginar, estão espalhadas pelos milhares de endereços na web que oferecem este tipo de serviço.
Contudo, conforme aumentou o número de sites disponibilizando transmissões online de vídeos, surgiu também a vontade de muitos usuários possuírem estes vídeos em seu computador, logo, diversos programas que fazem isto apareceram.
Um dos mais populares do gênero, e mais baixado da categoria no Baixaki, é o VDownloader. Aprenda como usá-lo agora através deste guia de uso que preparamos para vocês.

Encontre o Vídeo para Baixar

Existem várias maneiras diferentes de encontrar um vídeo para fazer download através do VDownloader. A primeira delas é usando a guia “Baixar”. Através dela, você deve informar o endereço exato do vídeo – no campo “URL do Vídeo” – para que o programa inicie a transferência da internet para o seu computador.
Copie a URL do vídeo de seu navegador e cole no VDownloader
Outra maneira de encontrar seu vídeo é utilizando a guia "Pesquisar". Lá
existe um campo específico para digitar termos referentes ao conteúdo do vídeo que deseja fazer o download. Clicando-se no botão “+ Websites” é possível definir em qual site será feita a pesquisa.
É possível selecionar entre YouTube, DailyMotion, MegaVideo e Yahoo! Video.
Ao lado da barra de pesquisa, existe ainda um outro botão – “Mais”. Sempre que quiser renovar os resultados obtidos por uma pesquisa, apenas clique sobre ele.
Pressionando o botão “Pesquisar”, serão exibidos um certo número de resultados, através dos quais você poderá selecionar entre visualizá-los em seu site de origem ou então iniciar o seu download através do VDownloader. Para isso, utilize os botões posicionados ao lado direito da imagem em miniatura do vídeo selecionado.
Digite termos em busca do vídeo desejado:

 

Navegue pelos sites de vídeos
Outra opção que facilita muito a vida de quem deseja encontrar um vídeo para baixar utilizando este programa é a guia “Navegador”. Como fica claro através do nome deste recurso, ele funciona exatamente como um navegador, permitindo que você acesse sites normalmente.
Nesta seção, existem links diretos para mais de 15 sites de vídeos diferentes, além de uma barra de endereços que lhe permitirá acessar outras páginas. Para acessar os sites diretamente, selecione-os na guia abaixo da barra de endereços e clique no botão verde ao lado da caixa.
Navegue atrás de seus vídeos favoritos através do Vdownloader:



Utilizando a barra de endereços, você poderá acessar um site e buscar os vídeos normalmente, como se estivesse em um navegador convencional como o Firefox, o Opera ou o Internet Explorer. Quando encontrar o vídeo desejado, acesse-o como se fosse visualizá-lo e quando quiser iniciar o download, clique no botão “Baixar Vídeo”.
Demais configurações
Sempre que começar uma nova transferência, você será questionado sobre o destino do vídeo. É possível definir uma pasta única para esta função e, deste modo, tornar mais ágil o processo de downloads. Para isso, vá até às configurações do programa (guia “Configurações”), selecione a opção “Usar pasta padrão” e escolha qual será o diretório de todos os vídeos baixados com o VDownloader.
Para não ter problemas com codecs, nas configurações deste programa, pode-se definir também qual o codec padrão será utilizado na conversão dos vídeos para o formato que você escolheu.
Acesse as Configurações e deixe o VDownloader perfeito para o seu uso:

terça-feira, 27 de abril de 2010

Identificando e Remonvendo vírus Conficker

 Objetivo
      Definir o que é o vírus Conficker e mostrar como remove-lo.
Introdução
O Conficker, também conhecido como Downadup ou Kido é uma família de Worms que infecta o sistema operacional Windows. O malware se propaga através de três vetores principais:
1. Explorando uma vulnerabilidade no serviço “Servidor” do Windows (SVCHOST.EXE - TCP/445), cuja falha já foi corrigida pelo alerta MS08-067 da Microsoft;
2. Executa ataques de força bruta contra redes compartilhadas, tentando adivinhar a senha de acesso do administrador;
3. Infecta dispositivos removíveis normalmente utilizados em diversos computadores (pen drives, cartões de memória USB, etc.).

COMO SABER SE ESTOU INFECTADO?
Muito simples. Tente acessar o site da Microsoft. Você não vai conseguir.
Esse é o maior sintoma de infecção:

Provavelmente você também não conseguirá acessar nenhum dos links para as ferramentas de remoção citadas nesse tópico. Mas fique tranquilo, você pode acessá-las usando proxy.
Outros sintomas da infeccção:
    * Se espalha pela rede e através de pastas e unidades compartilhadas.
    * Bloqueia o acesso aos sites de antivirus e também impede o programa de se atualizar. Em alguns casos o antivirus passa a detectar um vírus no arquivo legítimo svchost.exe
    * Cria um arquivo autorun.inf, nomerandomico.dll e nomerandomico.vmx em todos os drivers e unidades removíveis e pendrives, e algumas vezes em pastas compartilhadas em rede.
    * Desativa o serviço de Atualizações Automáticas, deleta pontos de restauração criados no sistema e desativa a opção de ver arquivos ocultos
    * Algumas vezes impossibilita o usuário de logar em sua conta de usuário, forçando-o a criar/usar outra conta.
Segue abaixo o modo passo a passo de como remover o vírus:

1º) faça o dwonload do arquivo f-downadup.zip
2º) Abra a pasta onde foi feito o dwonload do arquivo f-downadup.zip

ATENÇÃO:
Após baixar as ferramentas de remoção, a limpeza deve ser feita com o computador desconectado da rede e da internet. Esse worm tem a capacidade de baixar novos arquivos pela internet e de se espalhar pela rede, impossibilitando a desinfecção.
  • Descompacte o arquivo f-downadup.zip clicando com o botão direito
  • Selecione a opção Extrair para f-downadup\ conforme figura abaixo
  • Será criada uma pasta como o no f-downadup
  • Entre na pasta e de um duplo clique em f-downadup.exe

3º) E será mostrada a seguinte tela:

Espere alguns minutos. É normal demorar um pouco, pois o programa estará escanenando os vírus do seu computador.
O programa irá fechar sozinho.
Referência Bibliográfica:

    segunda-feira, 19 de abril de 2010

    Segurança Em Redes Sociais – Orkut

    Objetivo
        Definir o que é Rede Social e mostrar como configurar de forma mais segura o Orkut.

    Introdução

    Rede Social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais  dos seres entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos. A rede é responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e objetivo em comum e também valores a serem compartilhados. Assim, um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes. Essas redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet  devido ao fato desta possibilitar uma aceleração e ampla maneira das idéias serem divulgadas e da absorção de novos elementos em busca de algo em comum.
    Segundo Fritjof Capra, "redes sociais são redes de comunicação que envolvem a linguagem simbólica, os limites culturais e as relações de poder". São também consideradas como uma medida de política social que reconhece e incentiva a atuação das redes de solidariedade local no combate à pobreza e à exclusão social e na promoção do desenvolvimento local. As redes sociais são capazes de expressar idéias políticas e econômicas inovadoras com o surgimento de novos valores, pensamentos e atitudes. Esse segmento que proporciona a ampla informação a ser compartilhada por todos, sem canais reservados e fornecendo a formação de uma cultura de participação, é possível, graças ao desenvolvimento das tecnologias de comunicação e da informação, à globalização, à evolução da cidadania, à evolução do conhecimento científico sobre a vida etc. as redes unem os indivíduos organizando-os de forma igualitária e democrática e em relação aos objetivos que eles possuem em comum.


    Recomendações Gerais
    •  Seja criterioso na hora de aceitar convites, especialmente em redes sociais que não cornecem muitos dados sobre o usuário, como o Twitter. Observe se você reconhece a pessoa pela foto e o número de amigos ou seguidores. Amigos demais podem indicar perfis fraudulentos.
    • Use pelo menos 8 caracteres na sua senha. Utilize números, letras maiúsculas e minúsculas, alguns caracteres especiais ( “_” e “-” são os mais indicados). Os sites normalmente indicam se a senha que você escolheu é “Forte” ou não. Escolha senhas que indiquem “Strong” (Forte) ou “Very Strong” (Muito forte). Não use a mesma senha de outros serviços!
    •  Use um software para gerenciar suas senhas. Sugerimos KeePass, que além de armazenar suas senhas o ajuda a escolher boas combinações. O programa é disponível para Microsoft Windows, GNU Linux e Apple Mac OS X, e pode ser acessado em http://keepass.info/
    •  Troque sua senha com frequência, especialmente quando utilizar o serviço de redes sociais em locais públicos como redes Wi-Fi de aeroportos, eventos, lan houses ou no computador de outra pessoa.
    • Sempre saia do serviço adequadamente, usando o link “logout”. Se você não fizer isto a próxima pessoa que usar o computador terá acesso à sua conta. O logout também fecha as sessões abertas em outros computadores e celulares que você utilizou. Se você esqueceu-se de efetuar logout em uma rede potencialmente insegura, troque a senha o mais rápido possível. A sessão que você deixou aberta será interrompida e a senha será solicitada.
    •  É muito comum o uso de encurtadores de endereço, os chamados URL shorteners. Estes serviços encurtam endereços longos de forma que eles sejam curtos o suficiente para serem enviados por e-mail, Twitter, etc. Estes serviços são representados por sites como bit.ly (j.mp), TinyURL e Migre.me, entre outros. Mas atenção: é muito comum a distribuição de vírus usando estes serviços para esconder o endereço final. Alguns serviços possuem ferramentas especiais para que você visualize informações adicionais antes de visitar o link final. Conheça alguns deles:Bit.

    ly: Inclua “+” ao final ou /info/ para mais informações. Por exemplo, se a URL for http://bit.ly/S4YAc, acesse http://bit.ly/S4YAc+ ou http://bit.ly/info/S4YAc.
    • TinyURL.com: para mais informações, inclua “preview” no início do endereço. Por exemplo, para a URL http://tinyurl.com/ygqydj8 tente http://preview.tinyurl.com/ygqydj8.

    Configurando o orkut de foram mais segura

     
    1. “Filtro de segurança”: marque a opção “não mostrar conteúdo impróprio”
       Na aba “privacidade”:



      1. “Ativar a marcação de fotos”. Marcar “sim” nesta opção permite que outras
      pessoas identifiquem você em uma foto. Se você for marcado em fotos sem
      restrições, qualquer pessoa poderá visualizar fotos com você. Se você não quer
      associar fotos de outras pessoas a seu perfil, não marque esta opção.



      A seguir selecione a opção “Editar” ao lado de “Perfil”, no painel esquerdo. Sugerimos que
      você defina as seguintes opções:

      1. Para todas as abas (Geral, Social, Contato, Profissional, Pessoal) selecione “só eu”
      sempre que possível para restringir ao máximo o acesso a dados pessoais. Se esta
      opção não estiver disponível utilize “Apenas meus amigos”.
      2. Não é necessário informar dados sensíveis como CEP, telefone residencial,
      telefone celular, endereço completo. Apenas Cidade e Estado é aceitável.

      Orientações gerais sobre Orkut:

      •  Apague seus scraps (recados) com frequência.
      • Evite se associar a comunidades que informem muito sobre sua rotina. Exemplo: a
      academia que frequenta, o clube que frequenta, o condomínio em que mora, etc.
      • Reúna seus amigos em grupos. Desta forma é possível controlar o acesso a conteúdo
      (fotos por exemplo) por grupo, restringindo a apenas sua família, por exemplo. Agrupe
      seus amigos selecionando a opção “Amigos” do painel superior.


      Em breve estarei falando sobre o Twitter e o Facebook.
      Espero que tenham gostado. Até a próxima!

      sexta-feira, 16 de abril de 2010

      Utilizando a Função Subtotais no Excel

      Objetivo

      Mostrar como é feito o cálculo de um subtotal de um conjunto de dados dentro de um tabela no excel

      Introdução

      O Excel pode calcular subtotais ou totais de conjuntos de dados de uma planilha. Por exemplo, em uma planilha com os dados de venda de três categorias diferentes de produto, você pode inicialmente classificar os produtos por categoria e,  apartir dai, calcular o subtotal de cada categoria. No nosso exemplo, vamos calcular apartir  de uma planilha  já povoada, ou seja, com os dados já cadastrado dentro da tabela, a quantidade de alunos por cidade.
      Obs.: Antes de começar, é necessário ordenar a tabela por ordem alfabética, no nosso caso, o campo cidade (coluna) como mostra a figura abaixo:

      Poderíamos, por exemplo, ter utilizado o campo (coluna) uf para saber quantos alunos por estado.

      Então, vamos começar:
      - Na barra de ferramentas, clique no menu Dados/Subtotais conforme mostra figura abaixo:

      Aparecerá as seguinte caixa de dialogo:


      Clique em OK.

      Como nós optamos por consultar a quantidade de alunos por cidades, selecione as seguintes opções conforme figura abaixo:


      Mantenha a opção: Resumir abaixo dos dados marcada, ou caso queira separar os subtotais por páginas, marque a opção: Quebra de página entre grupos.
      Obs. Na opção Usar função: selecione Cont. Valores.
      Após ter terminado de selecionar os filtros desejados, clique em OK. Será criado uma linha abaixo de cada subconjunto de cidade com os subtotais, conforme mostra a figura abaixo:



      Espero que tenham gostado. Até a próxima.

      quinta-feira, 15 de abril de 2010

      Criando Mala Direta Com Word 97 PARTE I

      Objetivo

      Definir o que é mala direta, qual a sua finalidade e mostrar um exemplo prático.

      Introdução

      A utilização de mala direta é um recurso bastante eficaz, usado principalmente para a divulgação de produtos, serviços ou para fins informativos.
      O grande diferencial da mala direta está no fato de que através de um único modelo de carta, o remetente consegue dirigir-se diretamente a cada pessoa, independentemente do número de destinatários ao qual a mesma será remetida.
      O Word nos oferece um recurso que facilita bastante a execução de uma tarefa que antes demandava muito tempo.
      Para fazermos uma mala direta, precisamos criar dois arquivos: o documento principal que contém o texto para ser enviado com todas as formatações desejadas, juntamente com os campos região que o Word cria para receber os dados a serem alterados e um arquivo de dados (conteúdo dos campos) que mudarão de cliente para cliente.
      Vamos a um exemplo prático:

      CRIAR UM DOCUMENTO PRINCIPAL

      É este documento que contém o texto e outros itens que permanecem iguais em todas as cartas (ex.remetente e o próprio texto da carta).
      Para criar um documento principal:
      1. No menu "Ferramentas", escolha "Mala Direta".
      Aparecerá a caixa de diálogo abaixo:




      2. Em Documento Principal:
      Escolha o botão "Criar",
      dentre as opções escolha "Cartas Modelo
      3. Na mensagem do Word escolha o botão "Janela Ativa".
      4. Na caixa de diálogo "Auxiliar de Mala Direta", escolha o botão "Fechar"
      Após executar os comandos acima, verifique que no documento principal será apresentada uma Barra de Ferramentas Mala Direta.

      Digite o seguinte texto:
      CENTRO UNIVERSITARIO DE FORMIGA – MG (UNIFOR-MG)
      Av. Dr. Arnaldo de Senna 328 – Água Vermelha
      Tel. 33291400
      Formiga, 14 de abril de 2010.
      Prezado(a) Sr(a)
      Vimos por meio desta informar a data de vencimento de sua mensalidade nº , a qual vencerá no dia , devendo
      ser paga na Agência 286 do Banco Nacional na Av. Paulista 2022.
      Atenciosamente,

      Marcos Antônio da Silva

      Auxiliar Administrativo I – Departamento de Informática

      CRIAR A ORIGEM DE DADOS


      Origem de Dados é o documento que contém as informações variáveis em cada uma das cartas (por
      exemplo: destinatário, seu nome e endereço).
      Para criar a origem de dados:

      1. Dê um clique simples no ícone                               (Auxiliar de Mala Direta):

      2. Escolha no item 2 "Origem de Dados", botão "Obter Dados".
      Escolha a opção "Criar Origem de Dados"
      Após a seleção acima o Word abrirá uma caixa de diálogo "Criar Origem de Dados".



      Da lista de "Nome de campo no Cabeçalho", só serão utilizados os seguintes: Nome, Endereço1, CEP, Cidade, Estado. Portanto, selecione e remova (através do botão "Remover nome de campo") todos os outros campos, um a um.
      Além destes, serão inseridos os seguintes campos: Fatura, Data e Valor, os quais deverão ser digitados uma um na caixa de texto "Nome do Campo", e após cada inserção clique no botão "Adicionar nome de campo".
      Cada "Nome do campo" deve iniciar-se com uma letra, os caracteres posteriores podem ser letras ou números, mas não são permitidos espaços.
      Em seguida clique o botão O.K.
      O Word exibirá a caixa de diálogo "Salvar Como".
      Execute o salvamento como o de um documento qualquer. Após salvarmos, aparecerá um mensagem, onde será clicada a opção "Editar Origem de Dados".
      Logo a seguir, o Word apresentará a caixa de diálogo "Formulário de Dados". Como mostra a figura abaixo:


      Preencha os registros conforme solicitado.
      Para inserir as informações de cada novo cliente clique no botão "Adicionar Novo".


      Clicando na opção "Exibir origem", você poderá visualizar o documento de origem de dados dispostos em uma tabela. Com este documento aberto, clique sobre o ícone:

      Aparecerá uma caixa de diálogo onde podemos alterar a estrutura desta tabela.
      Para retornar ao documento principal da Mala Direta, é só clicar sobre o ícone:
       Documento Principal

      INSERIR CAMPO NO DOCUMENTO PRINCIPAL


      É a operação pela qual criamos um vínculo entre o Documento Principal e a Origem de Dados.
      No documento principal, posicione o cursor no local onde deseja inserir a variável.
      Clique no botão "Inserir Campo" na Barra de Ferramentas da Mala Direta.
       
      Selecione a opção, automaticamente a variável será inserida no local desejado.

      EXIBIR DADOS MESCLADOS


      É o ícone que nos apresenta como ficarão as cartas.


      1. Clique no ícone                             
      (Exibir dados mesclados).
      Para visualizar outros registros (cartas), utilize os botões do ícone abaixo.


      DICA:

      Para imprimir as cartas mescladas mantenha o ícone (Exibir dados mesclados) acionado.

      terça-feira, 13 de abril de 2010

      Como Organizar Melhor Suas Pastas e Arquivos

      Hoje em dia organizar bem os arquivos que você utiliza é fundamental para um bom rendimento nas atividades do dia-a-dia do seu computador. Com um sistema bem organizado encontramos rapidamente o que procuramos e não temos dificuldades em salvar arquivos nos lugares corretos. Esse pequeno tutorial lhe dá algumas dicas de como e onde organizar seus arquivos pessoais. Primeiro é preciso que você saiba que um diretório é uma pasta do seu seu computador que tem como objetivo organizar arquivos que possuem uma natureza semelhante (vídeos, músicas, por exemplo), e depois que um subdiretório é um diretório (pasta) que existe dentro de um outro diretório (subpasta). Muito bem, vamos às dicas:

      01 - Um bom diretório raiz é fundamental. Antes de fazer qualquer coisa no seu computador é preciso que você tenha uma identidade forte dentro do sistema de arquivos, por isso escolha um nome de forte lembrança e fácil digitação, e use-o para criar um diretório principal que vai organizar todos os seus outros diretórios e arquivos pessoais. Esse diretório é chamado diretório raiz e tudo que você têm vai dentro dele. Você pode criá-lo em qualquer lugar do sistema, mas um lugar bom para criá-lo é por exemplo a pasta Meus Documentos do Windows. Aqui no meu computador, o diretório raiz se chama Marcos. Para criar um diretório no Windows clique com o botão direito no lugar onde você estiver, depois vá no menu Novo, e depois no ítem Pasta. Vamos lá, crie seu diretório raiz e passe para o próximo passao.

      02 - Crie subdiretórios para seus arquivos. Você deve criar subdiretórios de grande importância dentro do diretório raiz. Dependendo do tipo de informação que você organiza os nomes para os subdiretórios devem ser diferentes. Digamos que você é como eu e possui muitas músicas, têm alguns vídeos e trabalha muito criando documentos do Word para universidade ou trabalho. Então, para você é interessante subdiretórios dentro da raiz que possam armazenar esses arquivos coerentemente. Músicas, Vídeos e Documentos do Word seriam os nomes ideais para você criar subdiretórios dentro da raiz a fim de organizar seus arquivos. Crie os diretórios pessoais dentro da raiz de acordo com suas necessidades e passe para o próximo passo.

      03 - Na hora de salvar arquivos, faça-os nos subdiretórios corretos criados no passo anterior. Quando for o momento de escolher nomes para os arquivos você deve prestar uma atenção especial. Use sempre nomes detalhados que remetam ao verdadeiro significado do arquivo. Você possui muitos arquivos e é bom ter nomes específicos para cada um deles. Por exemplo, o nome "Esboço de planos para reunião 04.maio do partido.doc" é um nome muito mais interessante do que simplesmente planos.doc. Seguir essa dica é uma atitude que ajuda muito quando você for usar os seus arquivos no futuro.

      Lembrem-se de nunca salvar seus arquivos fora do diretório raiz. Fora do diretório raiz existem arquivos de outros usuários e de programas do sistema, é fundamental deixá-los isolados para trabalharem corretamente. Então, resumindo: Não economize tempo na hora de criar subdiretórios para organizar seus arquivos, muito menos na hora de nomear esses arquivo e salvá-los no lugar correto. Fazendo isso você terá um sistema com mais harmonia. Espero que tenham gostado dessas dicas e até a próxima!

      segunda-feira, 12 de abril de 2010

      Ecofont: Uma impressão econômica

      Ecofont: Uma impressão econômica

      Grandes empresas estão sempre pensando na preservação do meio ambiente e na otimização de recursos. E pensando nisso, a Spranq – uma agência de comunicação holandesa – criou uma fonte ecologicamente correta, baseada na ideia de Colin Willems, chamada Ecofont®.

      A Ecofont® foi criada com base na fonte Vera sans. A ideia básica foi a criação de uma fonte que tem espaços em branco, como furos, dentro dela. Isso permite uma economia de tinta da impressora muito superior às impressões com fontes normais. A economia é de cerca de 20%.

      A Ecofont® funciona bem nos tamanhos 9 e 10. A qualidade da impressão depende também da qualidade da impressora e do software.

      O ambientalismo é um assunto muito importante e devemos pensar em todas as maneiras de proteger o lugar onde vivemos. Por isso, sempre existem profissionais pensando em maneiras práticas para garantir o nosso futuro.

      Download

      Para download acesse o link abaixo:

      http://www.ecofont.com/assets/files/ecofont_vera_sans_regular.zip

      Instalação

      Após download, descompactar o arquivo ecofont_vera_sans_regular.zip. Depois basta copiar e salvar o arquivo descompactado ecofont_vera_sans_regular para pasta de fontes do seu computador (C:\WINDOWS\Fonts).

      Como foi baseada na Vera Sans, fonte Open Source (possui código aberto), ela pode ser usada gratuitamente por qualquer pessoa.

      Obs.: Caso o aplicativo (Word, Excel etc.) esteja aberto será necessário fechar o mesmo e abri-lo novamente. Antes de imprimir, defina o texto com a fonte nova instalada.

      Convertendo Arquivos PDF em .DOC

      Pessoal, como todos nós podemos ver, hoje em dia a maioria dos arquivos por medida de segurança e

      para evitar perda na formatação formatação dos arquivos, os arquivos estão sendo salvos no formato

      pdf. Como este formato não permiti-nos sua alteração diretamente, é necessário a conversão dos

      mesmos para o formato .doc, .opt etc. Segue abaixo link de sites que permite de forma gratuíta a

      conversão de arquivos pdf em .DOC e RTF.

      - http://www.convertpdftoword.net/

      ou

      - http://www.pdftoword.com/Default.aspx

      Utilizando esta tecnologia de conversão de PDF-to-Word, você pode rapidamente e facilmente criar

      arquivos editáveis DOC / RTF, tornando fácil a reutilização de conteúdo em PDF aplicativos como o

      Microsoft Word, Excel, OpenOffice e WordPerfect.
      Best of all, it's entirely free! Melhor de tudo, é inteiramente grátis!

      Você poderá também fazer o download do programa pdf2wordsetup no link abaixo:

      - http://www.hellopdf.com/

      domingo, 28 de março de 2010

      Tutorial para editar pdf no OpenOffice/BrOffice 3.0

      Este tutorial e um passa a passo de como editar um arquivo pdf no Broffece.

      1. Baixe a nova versão do BrOffice em www.broffice.org e instale.
      2. Baixe a extensão pdfimport em http://extensions.services.openoffice.org/project/pdfimport e salve no computador.
      3. Abra o BrOffice e usando o botão ou menu "Abrir", abra o arquivo da extensão.
      4. Siga as instruções para instalação.
      5. Abra o Draw (se quiser editar no formato original), ou o Impress (se quiser editar o pdf em formato de apresentação).
      6. Abra o arquivo pdf que deseja editar.
      7. Para manter o arquivo no formato em pdf, clique no icone PDF "Exportar diretamente como PDF"na barra de atalhos do openofficeDraw ou Impress, salve com o nome que desejar.

      Obs: Segue em anexo os arquivos pdfimport na pasta PDFimport.